O Livro

Adquira o livro

Olhares Comprometidos: fotografia e Identidades no MST narra a trajetória fotográfica de crianças do MST, residentes no município de Fundão, Espírito Santo, que subverteram a lógica de serem alvos de um olhar estrangeiro para se tornarem protagonistas na produção da própria visibilidade. O livro é resultado de 20 anos de pesquisa e está dividido em quatro capítulos. 

O primeiro aborda o encontro com as famílias no Acampamento Piranema, em 1997, período em que elas ainda viviam sob lonas pretas, às margens da rodovia BR 101, no norte do Espírito Santo. O livro apresenta os resultados dessa primeira incursão fotográfica e as análises posteriores do conteúdo das imagens e suas implicações éticas e estéticas. 

O segundo capítulo aborda o retorno do autor a Piranema seis anos depois e as discussões empreendidas a partir de uma oficina de fotografia oferecida às mesmas crianças de 1997. Com a prática educativa, as crianças se tornaram fotógrafas do seu mundo vivido. O capítulo vai discutir a construção da identidade por meio desse conjunto de fotografias.

No terceiro capítulo, o livro aborda o reencontro com aquelas mesmas crianças 14 anos depois das oficinas. O objetivo neste momento foi investigar as implicações das tecnologias digitais (smartphones e redes sociais) nas práticas e percepções da fotografia no assentamento. 

No quarto capítulo, o livro traz o cruzamento das fotografias dos três momentos distintos para analisar as implicações da criação de imagens sobre si e os processos de construção da identidade.

O livro mostra como a inserção na cadeia produtiva promoveu novas formas de identidade, de sociabilidade e de subjetividades, observando as questões éticas, estéticas e políticas que a gestão da própria imagem produziu.

Rossoni

O Autor

Rodrigo Rossoni é professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia – UFBA, atuando no ensino, na pesquisa e na extensão em Fotografia. É coordenador do Programa de Formação em Fotografia do Labfoto-Facom/UFBA. Atuou como repórter fotográfico entre 1997 e 2006. Graduou-se em Jornalismo (1997), com mestrado (2003) e doutorado (2009) na Universidade Federal do Espírito Santo. Em 2018, concluiu seu pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP com a pesquisa que culminou no livro Olhares Comprometidos. Vive em Salvador, Bahia desde 2011.